MASSA PARA CELÍACOS DO HASSIN

 



RECEITA DE MASSA PARA CELÍACOS DO HASSIN.
Para as pessoas intolerantes ao glúten.

Receita:

- 100 gr. de farinha de arroz
- 100 gr. de fécula de batata
- 100 gr. de farinha de soja
- 100 gr. de polvilho doce
- 50 gr. linhaça dourada
- 50 gr. linhaça marrom
- 04 gr. de pó Royal
- 16 gr. de açúcar
- 08 gr. de sal
- 30 ml azeite de oliva
- 300 ml água

Modo de preparo:
Junte os ingredientes secos em uma bacia e misture-os bem, adicione o pó Royal, o açúcar e o sal. Seguidamente o azeite de oliva, e vá colocando a água aos poucos até a massa ficar bem homogênea e macia. No processo de sovado, use se for preciso apenas farinha de arroz. Caso queira adicionar um ovo para uma melhor homogeneização da massa, diminua 60 ml de água da formulação da receita. Se a massa pedir um pouco mais de água, vá colocando aos poucos, sempre observando que o resultado deve ser uma massa macia e bem misturada.
Para abrir os discos, não é necessário deixar a massa em descanso, você poderá proceder a abertura imediatamente. Polvilhe farinha de arroz na mesa ou bancada e proceda a abertura dos discos com paciência, pois a massa poderá grudar um pouco à mesa.
Os ingredientes desta receita foram escolhidos para brindar uma massa leve e com alto teor nutritivo, podendo ser consumida por qualquer pessoa.
Esta massa pode ser pré-assada e guardada sob refrigeração por 10 dias entre 3 a 5°C. O procedimento correto para esta modalidade, se faz necessário colocá-la em uma base sólida (assadeira ou tela de alumínio) dentro de um saco prático protegida do vento da geladeira.
Se precisar congelá-la, o tempo de validade é de 30 dias, observando os mesmos procedimentos para a massa refrigerada.
Bom apetite e espero que esta receita leve felicidade a todos aqueles que não podem saborear uma massa de pizza feita com farinha de trigo.

Cordialmente.
Hassin Ghannam


Por favor, leiam abaixo a explicação muito bem colocada do nosso membro Ademar Souza:


Prezado Hassin,

Muito boa a sua iniciativa de passar esta receita de massa de pizza para celíacos.

O glúten é obtido através da mistura de proteínas que se encontram naturalmente na semente de muitos cereais da família das gramíneas (Poaceae), subfamília Pooideae, principalmente das espécies da tribo Triticeae, como o trigo, cevada, triticale e centeio, ou em espécies da tribo Aveneae, como a aveia. Estes cereais são compostos por cerca de 40-70% de amido, 1-5% de lipídios, e 7-15% de proteínas (gliadina, glutenina, albumina e globulina). A estrutura bioquímica deste tipo de glúten leva muitas vezes à sua denominação de "glúten triticeae", que é popularmente conhecido como "glúten de trigo".

Os portadores da doença celíaca apresentam hipersensibilidade ao glúten e por isso seus alimentos e bebidas têm que ser totalmente livres de glúten (scotch, cerveja e vodka de cereais com glúten são bebidas proibidas).

Masseiras e outros equipamentos e instrumentos usados na produção, mesas, bancadas e quaisquer superfícies que receberam farinha de trigo ou outras matérias-primas que contenham glúten não pode ser usados para a produção de alimentos para celíacos. Panelas usadas para produzir o molho, assadeiras e a superfície interna do forno devem ser livres de glúten.

Qualquer contaminação, por menor que seja, pode desencadear a manifestação da doença pois se trata de uma hipersensibilidade.

Além das receitas já divulgadas à base de fécula de batata, amido de milho e farinha de arroz, testes podem ser feitos com farinha de mandioca e polvilho.

Ademar Souza

Comentarios